domingo, 15 de março de 2009

FICHA DE TRABALHO

Leia atentamente o seu teste antes de começar a responder. Deve ter em conta os seguintes critérios, segundo os quais as suas respostas serão avaliadas:
Estruturação dos conteúdos – 40%; Coerência lógica do discurso – 30%; Abordagem reflexiva e crítica das questões – 20% e Correcção da expressão escrita – 10%.

GRUPO I
Texto 1
«O conhecimento realiza-se por assim dizer em três tempos: o sujeito sai de si, está fora de si e regressa finalmente a si.» - Hartmann


1 - Analise a afirmação se Hartmann procurando definir e relacionar os seguintes pares conceptuais: sujeito/ objecto; actividade/ passividade; transcendente/ imanente; cognoscente/ conhecido.

Texto 2

“O objecto não é modificado pelo sujeito, mas sim o sujeito pelo objecto. Apenas no sujeito alguma coisa se transformou pelo acto do conhecimento, no objecto nada de novo foi criado; mas no sujeito nasce a consciência do objecto com o seu conteúdo, a imagem do objecto”.- Hartmann, Les príncipes d’une métaphysique de la connaissance

2 - Esclareça o sentido do texto.

GRUPO II


Texto 1
“Se formularmos o juízo “O Sol aquece a pedra” fazemo-lo fundamentando-nos em determinadas percepções. Vemos como o Sol ilumina a pedra e comprovamos ao tocá-la que a aquece paulatinamente. Para formular este juízo, apoiamo-nos, pois, nos dados dos nossos sentidos – a vista e o tacto – ou, em suma, na experiência.
Mas o nosso juízo apresenta um elemento que não está contido na experiência. O nosso juízo não diz apenas que entre estes dois processos existe uma relação íntima, uma relação causal. A experiência revela-nos que um processo segue o outro. Nós acrescentamos a ideia de que um processo resulta do outro, é causado por outro. O juízo “o Sol aquece a pedra” apresenta deste modo dois elementos, dos quais um procede da experiência e o outro do pensamento. Agora cabe perguntar: qual destes dois factores é decisivo?” - J. Hessen, Teoria do Conhecimento

1 - Caracterize o modelo de conhecimento presente no texto

2 - Do estudo que fez sobre David Hume qual a posição deste face à questão que encerra o texto? Justifique, explicitando a sua posição relativamente à noção de causalidade e os limites que traça para o conhecimento humano.

Bom trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário