quarta-feira, 17 de junho de 2009

PELAS ROTAS DE THOMAS KUHN

Apontamento

A perspectiva moderadamente optimista de Popper sobre a objectividade da Ciência e a racionalidade dos cientistas na escolha de teorias rivais foi posta em causa por Thomas Kuhn. O seu trabalho e as dúvidas que levantou acerca destes temas tiveram um grande impacto não só no modo como se encararam as Ciências da Natureza, mas também as Ciências Humanas.

Para muitos, a perspectiva de Kuhn revelou duras verdades sobre a suposta racionalidade de todo o nosso conhecimento empírico, mostrando que não podemos falar ingenuamente em progresso científico. Já outros resistem, defendendo a ideia de que a Ciência avança de facto em direcção à verdade e de que não se limita a alternar teorias cujo valor de conhecimento é semelhante.

A perspectiva de Kuhn baseia-se naquilo que denomina “revoluções científicas” e que teriam ocorrido, por exemplo, com o surgimento, na Astronomia, do sistema heliocêntrico de Copérnico ou, na Biologia, da Teoria da Evolução do Darwin. Estas revoluções representariam alterações radicais dos modos de pensar e trabalhar dos praticantes das respectivas áreas e, naturalmente, só teriam ocorrido em épocas temporalmente distanciadas.

Tarefas:

1 - Sintetize a teoria de Thomas Kuhn acerca da evolução da ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário