quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

UMA IMAGEM OU REPRESENTAÇÃO


O que é uma imagem? O que é isto que estou a ver? Como descrevo? Será que o que digo é entendido pelos outros? Como? O que acontece? Qual a minha relação com a imagem, isso que posso chamar de objecto? Esta, sim, esta que estás a ver?
As palavras são proferidas por alguém, por mim, por ti e pela actividade da percepção, descodifica-se o som, a imagem pelas tintas dispostas, conduzem à mente pontos dessa entendida imagem, possibilitando representações e o entendimento acontece! Mecanismos da actividade cognitiva, alguém lhe chamou de Fenomenologia. Sabes o que isso significa? Descodifica-se! Será que neste simples olhar ante o que está em minha frente, isso mesmo que se apresenta é igual para todos? A imagem tem o mesmo tipo de apreensão em todas as mentes? Algo terá a ver com o tipo de vivências de cada qual? Como é que tudo isso acontece? Afinal o que é que se estás a ver? O que se diz a seguir ao que não foi dito?
O que é entender e perceber? Percebes? Como descreves? O que se passa afinal nessa mente, nessa consciência? Como entender os fenómenos de percepção?
Sabes o que aconteceu no acto de olhar a imagem em causa? Pensas! Continuas a pensar na questão… será que consegues ter uma resposta eficaz para tornar-se nisso que pretendes dizer? Será? Qual o melhor caminho para o entendimento? Muitas questões surgem, parece que um universo de circuitos se accionam. Qual é o papel dos sentidos e da razão na elaboração do nosso conhecimento? Estranho, não é? Conhecemos a realidade tal como ela é ou apenas a sua aparência sensível? Não te esqueças que o cérebro é o órgão onde se processam as representações do objecto. Bem, só pode, o conhecimento é o conjunto das nossas representações mentais, as tais imagens mentais de que te falei, isso que é construído a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o objecto, como tal, origina uma elaboração perceptiva ou racional da nossa, minha ou tua apreensão da realidade. Mas o que é a realidade? Essa foi uma questão anterior…
Não te esqueças que o acto de conhecer exige a correlação sujeito com objecto e o sujeito e o objecto só são o que são em virtude dessa correlação e oposição, assim, as funções do sujeito e do objecto são diferentes e não podem ser permutadas.
Sabes o que é o sujeito e o objecto? Como o defines? Depois se tiveres tempo logo dizes… o conhecimento consiste na construção duma representação que reproduz na consciência um objecto de pensamento que passa a fazer parte dos conteúdos da consciência ou do sujeito. Para finalizar esta breve reflexão, ainda que tosca, o objecto em si é transcendente e o objecto do conhecimento é imanente à consciência. Olha, qual a postura da lanterna face ao resto da imagem?
Imagem… imagens, olhares… construção de representações.

Vila Real de Santo António - 21.01.2009
Jorge Ferro Rosa

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