sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Teoria das Cordas, Teoria do absoluto, Teoria M (Membrana)

Já todos ouvimos falar da Teoria do Big Bang, que descreve o “inicio do universo”, onde a ciência prova toda a sua evolução após tal explosão, mas na verdade ela diz absolutamente nada sobre o Big Bang. Não nos diz o que explodiu, porque explodiu, o que causou a explosão. Ela nem descreve, nem realmente nos permite prever quais as condições que existiram imediatamente após esta explosão. A teoria das cordas encontra uma possível explicação para o Big Bang e não só, os físicos unificam 5 teorias com o objectivo da explicar tudo no Universo. As propriedades do átomo revelam-se muito estranhas, as suas partículas realmente têm a possibilidade de alguma forma, estarem em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Os novos princípios matemáticos utilizados nesta teoria permitem aos físicos afirmar que o nosso universo possui 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas (sendo a estas atribuídas outras propriedades como massa e carga eléctrica, por exemplo), o que explicaria as características das forças fundamentais da natureza.

O estudo da chamada teoria das cordas foi iniciado na década de 60 e teve a participação de vários físicos para sua elaboração. Essa teoria propõe unificar toda a física e unir a Teoria da relatividade e a Teoria Quântica numa única estrutura matemática. Embora não esteja totalmente consolidada, a teoria mostra sinais promissores de sua plausibilidade. Os físicos também descobriram que estavam estudando as partículas de modo errado, eram na verdade pequenas cordas minúsculas e invisíveis, muito mais complexo do que o formato redondo convencional.

http://www.youtube.com/watch?v=s9FY1KIadww (explicação rápida 2min)

http://www.youtube.com/watch?v=o9LV9vaGxJQ&feature=related (mais detalhada 40min)

Será certamente um estudo interessante de acompanhar!

2 comentários:

  1. "Sem dúvida alguma será a descoberta mais importante da história do universo e de toda humanidade, é lógico se confirmada, pois chegou a hora da ciência romper definitivamente com os paradigmas da vida humana, para dar lugar a verdade da existência do universo e da vida...

    ResponderEliminar
  2. "Meus parabéns pela explicação sucinta e didática, principalmente para os leitores comuns e estudantes do ensino fundamental e médio."

    ResponderEliminar