terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SOBRE A DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA

FICHA DE TRABALHO

1.

Texto 1
“Todo o conhecimento há-de ser de um sujeito sobre um objecto. De modo que a parelha sujeito cognoscente – Objecto conhecido é essencial em qualquer conhecimento. Esta dualidade do objecto e do sujeito é uma separação completa: de maneira que o sujeito é sempre sujeito e o objecto é sempre o objecto.”
Morente e Bengoechea, Fundamentos de Filosofia


Texto 2
“A relação constitutiva do conheciemento é dupla, mas não é reversível. O facto de desempenhar o papel de sujeito em relação a um objecto é diferente do facto de desempenhar o papel de objecto em relação a um sujeito. No interior da correlação, sujeito e objecto não são, portanto, permutáveis, a sua função é na sua essência diferente.”
Hartmann, Les príncipes d’une métaphysique de la conneissance

Comente os textos, especificando a relação sujeito / objecto.

2.

“Considerada do lado do sujeito, esta apreensão pode ser descrita como uma saída do sujeito para fora da sua própria esfera e como a incursão na esfera do objecto, a qual é, para o sujeito, transcendente e heterógena. O sujeito apreende as determinações do objecto e, ao apreendê-las, introdu-las, fá-las entrar na sua própria esfera (…) O conhecimento realiza-se, por assim dizer, em três tempos: o sujeito sai de si, está fora de si e regressa finalmente a si.”
Hartmann, Les príncipes d’une métaphysique de la conneissance

Comente o texto, esclarecendo os três momentos presentes na relação do conhecimento.

3.

“O objecto não é modificado pelo sujeito, mas sim o sujeito pelo objecto. Apenas no sujeito alguma coisa se transformou pelo acto do conhecimento, no objecto nada de novo foi criado; mas no sujeito nasce a consciência do objecto com o seu conteúdo, a imagem do objecto.”
Hartmann, Les príncipes d’une métaphysique de la conneissance

Esclareça o sentido do texto.

4.
A partir da seguinte afirmação: “Em todo o conhecimento (…) um sujeito e um objecto encontram-se face a face” analise fenomenologicamente o acto de conhecer.

5.

“Quando na época actal se fala de fenomenologia, tende-se a entender por tal fenomenologia de Husserl (…) o método fenomenológico consiste (…) em examinar todos os conteúdos de consciência, mas em vez de determinar se tais conteúdos são reais ou irreais, ideais, imaginários, etc., proceda-se a examiná-los enquanto são puramente dados.”
Ferrater Mora, Dicionário de Filosofia

Explique o que se entende por fenomenologia e qual a sua função.

6.
Defina sujeito cognoscente, objecto conhecido e representação.

7.
Explique a relação existente entre sensação / percepção.

Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário